CRESCENDO JUNTAS: AÇÃO SIMPLES PARA DIRECIONAR O DESENVOLVIMENTO DE CERES E RIALMA



Quando falamos de desenvolvimento econômico da cidade de Ceres, falamos também de desenvolvimento econômico da cidade de Rialma e das demais cidades que constituem nossa microrregião.


Podemos até afirmar que Ceres e Rialma, não obstante suas especificidades, possuem um futuro em comum quando falamos de desenvolvimento, sobretudo quando consideramos os aspectos que “entrelaçam” os dois municípios.


Nesse sentido, é razoável conceber estratégias de impacto comum para o desenvolvimento das duas cidades.


Mais do que isso, tanto Ceres quanto Rialma precisam promover entre o seu empresariado um protagonismo que, pelo menos aqui no Centro-Oeste, ainda não ganhou forma como vemos em cidades do Sul do país assim como no interior de São Paulo.


Uma ferramenta simples e que, se bem feita e bem articulada, pode ajudar bastante a promover Ceres e Rialma seria a criação de um site para divulgação das duas cidades.


Não estou falando aqui de um site semelhante a um site de prefeitura e nem tampouco de um site vinculado a algum órgão de governo. Sites governamentais são criados basicamente para atender a exigências legais e para divulgar as ações do gestor, ou seja, o foco é outro.


O que estou propondo aqui seria a criação de um site (portal) focado em “vender” as oportunidades potenciais de Ceres e Rialma, com o objetivo de atrair investimentos nas duas cidades, assim como atrair profissionais qualificados, bem como promover atrativos de turismo rural e eventos.


Esse site seria planejado tanto em sua construção quanto em sua divulgação e mantido – não por Prefeituras, Câmaras ou Associações – e sim por empresários locais. Esses empreendedores atuariam como patrocinadores do projeto rateando os custos envolvidos e usando o espaço para divulgação de suas marcas.


Teria que ser uma homepage profissional, que deveria funcionar como um “cartão de visitas” para os empresários locais e holofote para as duas cidades enfatizando oportunidades e potencialidades dos dois municípios e da região. Seria necessária uma campanha de marketing bem direcionada para chegar em públicos específicos, empresários, profissionais liberais, professores universitários aposentados interessados em sair dos grandes centros e vir para uma cidade tranquila e organizada do interior para empreender ou, quem sabe, voltar a dar aulas nas instituições de ensino daqui etc.


É claro que não existe “almoço grátis” e que desenvolver e manter um site como este teria algum custo, ainda assim, se as dez maiores empresas (incluindo aqui hospitais e faculdades) de Ceres e Rialma se unissem para tocar um projeto como este, o peso do investimento empreendido seria insignificante diante do faturamento das mesmas além de associar a imagem dessas empresas a uma pauta positiva junto à sociedade o que está alinhado com as boas práticas da administração moderna.


Não precisamos esperar o setor público fazer as coisas. Precisamos aprender a trabalhar em equipe em busca do crescimento das nossas cidades.

Econ. Alexandre B. Marques

Economicidade

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com