CINCO MOTIVOS PELOS QUAIS O USO DE INDICADORES É FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES


Você só é capaz de melhorar aquilo que você consegue monitorar e, a melhor maneira de monitorar algo, é medindo os resultados.


Um indicador bem feito e bem apurado informa a realidade sem incorrer em “meias verdades”, ou seja, os números não mentem!


Depois de algum tempo medindo os resultados, podemos converter os indicadores em gráficos tornando mais fácil a visualização do que está acontecendo, melhorando a tomada de decisão.


Acompanhando os indicadores, podemos reagir em tempo real para corrigir falhas ou mudar estratégias quando percebemos que as coisas não estão acontecendo da forma como gostaríamos.


A organização sai do “achismo” e passa a tomar decisões mais racionais, reduzindo assim o risco de falhas inconscientes por parte dos tomadores de decisão.


Por fim, cabe um aviso aos navegantes: Criar um indicador ou desenvolver uma série histórica de dados não é uma coisa muito fácil, sempre corremos o risco de medir variáveis desnecessárias em detrimento do que é realmente importante, criar indicadores em excesso, confundindo mais do que esclarecendo ou criar indicadores de menos, deixando a informação incompleta, portanto, o auxílio de um profissional qualificado e experiente pode facilitar bastante a sua vida.


Econ. Alexandre Bouças Marques

alexandrebmeconomista@gmail.com

Econ. Alexandre B. Marques