MACROECONOMIA COMO FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO


Para os não-economistas, o termo macroeconomia pode parecer um tanto quanto técnico e, de fato, estamos falando de uma área do conhecimento no campo da economia que possui uma importância muito grande e que costuma ser apresentada para os estudantes de economia de forma muito mais detalhada lá pelo terceiro ou quarto ano de faculdade.


Contadores e Administradores de Empresas também tem uma introdução à macroeconomia, porém, de forma bem mais sintética, quando os conceitos básicos de economia são apresentados a eles.


Pois bem, de maneira bem lúdica, podemos explicar o que é macroeconomia fazendo a clássica analogia da floresta: ora, se a economia (o mercado) fosse uma grande floresta, a microeconomia estaria preocupada em estudar as árvores que compõe a floresta e a macroeconomia estaria focada na compreensão da floresta como um todo. Ou seja, a macroeconomia tenta compreender o comportamento dos grandes números da economia, a evolução da geração de riqueza, o comportamento dos preços, o sobe e desce do dólar, o tamanho da dívida do governo, o ritmo de atividade da indústria, o nível de emprego etc.


Feitos esses esclarecimentos, o leitor pode ter notado que a macroeconomia aborda, basicamente, temas comuns ao cotidiano de todos nós e assuntos que constantemente estão presentes nos jornais.


Neste sentido, o intuito aqui é iniciar uma série de artigos mensais nos quais se pretende discorrer de forma rápida e simples sobre a aplicação dos conceitos de macroeconomia para o dia a dia do empreendedor.


O que se pretende demonstrar ao término dessa bateria de textos é que o uso da macroeconomia para construção de cenários é uma poderosa ferramenta de planejamento estratégico para as organizações, uma vez que, entendendo as condições nas quais a empresa terá que atuar, é possível prever as opções existentes, os planos “A”, “B” e “C” para reagir às intempéries do mercado, antes que elas peguem o gestor de surpresa.


Para orientar a construção dos artigos, farei uso do excelente livro de autoria de Ulisses Gamboa, Marco Antonio de Vasconcellos e Frederico Turolla, chamado Macroeconomia para Gestão Empresarial, assim como dos sempre pertinentes artigos disponibilizados pela Revista Conjuntura Econômica.


Portanto, aguardem os próximos textos para irmos aprofundando nossa conversa!

Econ. Alexandre B. Marques

Economicidade

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com