MACROECONOMIA COMO FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Para os não-economistas, o termo macroeconomia pode parecer um tanto quanto técnico e, de fato, estamos falando de uma área do conhecimento no campo da economia que possui uma importância muito grande e que costuma ser apresentada para os estudantes de economia de forma muito mais detalhada lá pelo terceiro ou quarto ano de faculdade.
Contadores e Administradores de Empresas também tem uma introdução à macroeconomia, porém, de forma bem mais sintética, quando os conceitos básicos de economia são apresentados a eles.
Pois bem, de maneira bem lúdica, podemos explicar o que é macroeconomia fazendo a clássica analogia da floresta: ora, se a economia (o mercado) fosse uma grande floresta, a microeconomia estaria preocupada em estudar as árvores que compõe a floresta e a macroeconomia estaria focada na compreensão da floresta como um todo. Ou seja, a macroeconomia tenta compreender o comportamento dos grandes números da economia, a evolução da geração de riqueza, o comportamento dos preços, o sobe e desce do dólar, o tamanho da dívida do governo, o ritmo de atividade da indústria, o nível de emprego etc.
Feitos esses esclarecimentos, o leitor pode ter notado que a macroeconomia aborda, basicamente, temas comuns ao cotidiano de todos nós e assuntos que constantemente estão presentes nos jornais.
Neste sentido, o intuito aqui é iniciar uma série de artigos mensais nos quais se pretende discorrer de forma rápida e simples sobre a aplicação dos conceitos de macroeconomia para o dia a dia do empreendedor.
O que se pretende demonstrar ao término dessa bateria de textos é que o uso da macroeconomia para construção de cenários é uma poderosa ferramenta de planejamento estratégico para as organizações, uma vez que, entendendo as condições nas quais a empresa terá que atuar, é possível prever as opções existentes, os planos “A”, “B” e “C” para reagir às intempéries do mercado, antes que elas peguem o gestor de surpresa.
Para orientar a construção dos artigos, farei uso do excelente livro de autoria de Ulisses Gamboa, Marco Antonio de Vasconcellos e Frederico Turolla, chamado Macroeconomia para Gestão Empresarial, assim como dos sempre pertinentes artigos disponibilizados pela Revista Conjuntura Econômica.
Portanto, aguardem os próximos textos para irmos aprofundando nossa conversa!