SEIS MANEIRAS DE DESTRUIR O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO


Muitas organizações não fazem planejamento, ou fazem apenas por obrigação, acreditando que tal coisa não passa de uma burocracia sem utilidade.


Esse preconceito com relação ao planejamento faz com que as pessoas se tornem simples executoras de tarefas, todavia, execução, sem planejamento é sinônimo de bagunça.


Pensando nisso, vou mostrar para vocês seis “vícios” muito comuns que destroem qualquer planejamento estratégico e acabam fazendo com que o mesmo se torne, realmente, algo sem utilidade:


1ª) Deixe a opinião interna tomar conta do plano e ignore qualquer perspectiva externa quanto à organização. Muitas vezes, você e sua equipe estão no “olho do furacão”. Lá dentro não dá para notar o que vocês estão fazendo de errado, por isso, alguém com olhar externo e imparcial sobre o que está acontecendo ou deixando de acontecer, pode ajudar muito a salvar o plano e garantir um futuro mais promissor para o empreendimento.


2ª) Transforme seu plano estratégico em um mero orçamento. Quando você faz isso, o planejamento deixa de ser estratégico e vira apenas um amontoado de números. Além disso, agindo assim, sua organização perderá a visão de longo prazo, ou seja, seu plano estratégico ficará “míope”.


3ª) Ignore as mudanças do contexto no qual sua organização está atuando e transforme seu plano estratégico na réplica do plano anterior. Em breve você irá ver que está saindo do nada e indo para lugar nenhum!


4ª) Substitua a análise aprofundada da fatos por uma linda apresentação de slides. Fazendo isso, o planejamento vira um concurso de beleza e a estratégia ficará bem longe dos resultados desejados.


5ª) Acredite que uma reunião de planejamento tranquila, sem discussões e contrapontos é uma reunião de planejamento bem sucedida. Amigo, se ninguém contestou nada, tenha certeza que seu plano está fadado ao fracasso!


6ª) Transforme o planejamento estratégico em rotina, faça exatamente a mesma análise, usando as mesmas ferramentas todos os anos. Logo você verá que não há mais análise alguma e você e sua equipe estão apenas cumprindo uma obrigação.


Bem... Tenham cuidado com essas armadilhas, pois elas são fatais para qualquer planejamento estratégico e antes de dizer que fazer planejamento é perca de tempo, faça uma autocrítica do que vocês estão fazendo na empresa, na repartição, na ONG, ou em qualquer outra organização onde vocês trabalham. É possível que o plano nunca funcione porque vocês estão fazendo da forma errada!



Econ. Alexandre Bouças Marques

alexandrebmeconomista@gmail.com

Econ. Alexandre B. Marques